segunda-feira, 2 de maio de 2016

Amizade: fonte esgotável de amor

Me falaram uma coisa que tem todo o sentido do mundo esses dias. 

Se você é muito amigo de uma pessoa, e acontece algo, como uma agulha cair num palheiro, essa grande amizade tende a se tornar a agulha caída, o que torna muito difícil de achar e quase impossível de apanhar. Estava agora mesmo pensando em todas as pessoas que eu um dia achei que eram minhas melhores amigas e amigos e em como o amor que eu sentia se transformou em nojo, desprezo e odio. Cheguei a essa conclusão ao lembrar que tenho amigos até hoje, mas nenhum deles, dos que eu mantive, eu dediquei toda a minha vida. Nenhum deles eu conto tudo, com nenhum deles passo fins de semana inteiros e durmo na casa deles o tempo todo ou vivo com eles para cima e para baixo. deixar uma relação respirar é tudo que o outro precisa. 

Acaba que as vezes sufocamos o outro. Isso pode até ser legal no momento, você não liga pra isso. Mas querendo ou não, isso esgota as relações. Porque namoros e casamentos passam por crises? Porque o tempo junto é esgotado. Daí você precisa reinventar a vivência e transformar o velho em novo. Sempre. E é para isso que existem as brigas e as crises. O tempo é realmente o melhor professor, o melhor ator e melho diretor de nossas vidas. É a cada momento vivido ao lado de uma pessoa que acrescentamos em nossa vida um tijolinho da personalidade. 

Não me arrependo das amizades antigas. Me arrependo de ter esgotado o sentimento. Entre amigos tem que existir ciúmes, porque a vida não é feita de uma só tribo. Os amigos precisam de outros amigos também. outros ares. Hoje vivendo essa fase, entendo o quão saudável é ter vários amigos e eles se conhecerem, mas não necessariamente serem amigos entre si também. Prezo as amizades que se mantiveram ao meu lado. Aquele que muito se doa, um dia esgota sua capacidade. Mas aquele que doa um pouquinho pra cada um, mantém os falsos perto, e os verdadeiros, mais pertos e por mais tempo ainda. 

Ainda acho que vale a pena acreditar no ser humano. Mesmo com toda a decepção. Pessoas podem mudar de ideia, de personalidade, mas jamais devem esquecer o que os outros já fizeram por ela. Isso se chama gratidão.

Nenhum comentário: